O Nelson, foi para a "cadeia", trabalhar, e está a viver na terceira, eu e o Décio fomos pais ( cada um com a sua, não há cá misturas), o Paulo Sérgio tem mais formações durante o ano do que tempo para estar com a mulher. No entanto não deixámos de fazer os nossos mergulhos e apanhar algum peixe, fazer as nossas patuscadas ou pensar em algum projecto.
Por falar em projectos, irei falar um pouco e mostrar algumas fotos da minha nova arma de madeira artesanal.
Este projecto começou o ano passado e faz agora mais ou menos um ano que finalmente o terminei. Era para o ter terminado em Agosto do ano passado, mas devido a problemas logísticos e no entretanto ter começado o verão, não consegui... A época dos grandes pelágicos passou, "agora só para o próximo ano" e foi esse o meu objectivo. É claro que um ano é muito tempo para se fazer uma arma destas, mas o tempo seguido que lhe dediquei também não foi muito e estou em querer que, em uma a duas semanas, se lhe dedicarmos algum tempo e tivermos todo o material disponível, consegue-se construir uma.
A parte mais trabalhosa, no meu entender, é o mecanismo de disparo. O inox é um pouco difícil de trabalhar e acarreta alguns perigos se não tiver-mos as ferramentas minimamente adequadas. E para não fugir à regra, foi o mecanismo que levou algum tempo a ser concluído, não só pela dificuldade em trabalhá-lo, mas também pela espera do arpão de 8mm que encomendei, que por ter levado tempo a chegar não pude acertar o mecanismo. O guarda mato, a peça de ancoragem e a peça passa fio são relativamente fáceis de executar.
Tirando a guia e a abertura do mecanismo de disparo, que foram elaboradas no carpinteiro, todo o restante trabalho foi elaborado por mim. A arma tem na sua totalidade 1,70m, mas o comprimento útil é de 1,42m. O modelo da arma foi retirado de uma Riffe original 1,70, com o punho avançado. Obviamente esta que executei não é uma cópia à escala, tem algumas alterações, a madeira (mogno e tola) , o punho é em madeira e as medidas de algumas partes da arma são diferentes, nomeadamente na parte anterior da arma e na guia do arpão mas, está aproximada no geral.
Nesta arma será montado 3 elásticos de 16mm, para um arpão de 8mm mas só depois de a testar é que saberei se fica funcional ou se tenho que fazer alguma alteração. Podia ter feito toda a reportagem fotográfica desde o inicio até à conclusão, mas não o fiz, porque sempre que ia trabalhar na arma esquecia-me da máquina!
Falta apenas montar os elásticos e a ponteira no arpão, espero que tenham gostado.